A UESPT-Portugal organiza o Lisbon Sport Film Festival, com a parceria da Federation Internationale Cinema Television Sportifs (FICTS) e do CINEFOOT do Brasil. A UESPT-Portugal propõe-se no âmbito da sua Missão promover com este Festival os Valores do Desporto enquanto fator de desenvolvimento pessoal, social e acessível a todos. Em especial a promoção de valores sociais em três grandes áreas: Formação e Literacias; Igualdade de Género; e Desenvolvimento e Inclusão Social.

O Lisbon Sport Film Festival conta com 3 mostras competitivas: Desporto e Sociedade; CineFoot Portugal; Mostra TV. Os vencedores serão definidos de duas maneiras, através do voto do júri e do voto popular. O regulamento da competição pode ser consultado em documento próprio.

Mostra Desporto e Sociedade: reforçando a vocação social do Desporto e como parte da missão da UESPT-Portugal em promover o Desporto para Todos, o Lisbon Sport Film Festival organiza uma mostra com filmes sobre Desporto que reflitam a preocupação social.

CineFoot Portugal: através da parceria com o CineFoot do Brasil, o Lisbon Sport Film Festival organiza a mostra com filmes dedicados ao futebol como tema.

Mostra Televisão: os canais de televisão portugueses poderão inscrever trabalhos sobre Desporto produzidos para televisão.

ORGANIZAÇÃO

A UESPT-Portugal é uma representação permanente da Union Européenne Sport pour Tous. A UESPT é uma Plataforma Europeia para a promoção e desenvolvimento do Desporto para Todos, Federação criada em 1998 por um grupo de cidadãos europeus e que valoriza a democratização do desporto e o acesso de todos ao desporto. O Lisbon Sport Film Festival está associado à FICTS e ao CINEFOOT.

A FICTS, com sede em Milão, reúne os mais prestigiosos festivais de cinema de desporto do mundo, sediados em países como Itália, China, Estados Unidos, Nepal, Rússia, França, Holanda, Espanha, Uganda, México, Sérvia, Uzbequistão, República Tcheca, Argentina, Irã e Brasil, sendo o Lisbon Sport Film Festival parte deste seleto circuito internacional.

O  CINEFOOT – Festival de Cinema de Futebol é o primeiro festival de cinema do Brasil e pioneiro na América Latina com abordagens conceitual e curatorial exclusivas sobre futebol. O festival tem como objetivo a promoção, a difusão, a reflexão e a valorização da cinematografia mundial de futebol.

Comissão Organizadora: Teresa Ramilo, Fernando Borges e Frederico Fonseca Santos.

Consultores Internacionais: Prof. Franco Ascani e António Leal.