A UESPT-Portugal organiza a competição de vídeos “O Desporto visto pelos Jovens” como mostra do Lisbon Sport Film Festival 2022.

O Lisbon Sport Film Festival 2022 decorrerá entre os dias 11 e 15 de maio de 2022, em formato híbrido, com sessões presenciais no Cinema São Jorge, em Lisboa, e, em formato digital, no site do festival (www.lisbonsportfilmfestival.com).

A mostra “O Desporto visto pelos Jovens” tem como objetivo apresentar e reforçar o lado cultural do desporto, assim como seu valor como fator de desenvolvimento pessoal, social e educativo. Os filmes devem mostrar vivências, práticas e/ou histórias que representem os valores desportivos, o aspeto social do desporto, rotinas de vida desportiva e relações sentimentais com modalidades ou instituições desportivas.

Na mostra “O Desporto visto pelos Jovens”, os filmes deverão ser feitos por jovens, até 25 anos, com duração máxima de 3 minutos, com gravações feitas usando o telemóvel. Os trabalhos finais devem ser enviados até sábado dia 16 de abril de 2022, junto com a sua ficha de inscrição, para email: info@uesptportugal.com.

Como forma de apoiar a realização dos vídeos pelos jovens, a organização do Lisbon Sport Film Festival irá organizar Workshops de Produção Cinematográfica.

Tema: “Como realizar e editar um filme em Telemóvel – sobre Desporto”.

Os workshops acontecerão em sessões virtuais, entre 23, 24 e 25 de março.

Os workshops terão os seguintes temas:

a) Dia 23 – Desenvolvimento narrativo e guião;

b) Dia 24 – Experiências de Produção;

c) Dia 25 – Enquadramento desportivo.

Os responsáveis pelas sessões são:
a) Fernando Borges (Universidade de Coimbra);
b) Joana Figueiredo (realizadora), Bárbara Baldaia (Canal 11) e Diogo Oliveira (SportTV);
c) Maria Teresa Ramilo e Frederico Fonseca Santos (UESPT-Portugal).

O Lisbon Sport Film Festival prevê a atribuição de prémios aos melhores filmes por decisão do Júri de Festival e através do voto do público (Júri Popular).